A nova/sb foi a primeira agência de publicidade brasileira a ser escolhida na concorrência internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer a campanha do Dia Mundial sem Tabaco e também a única a realizar a campanha por duas vezes. Em 2008, o tema foram os jovens e os mecanismos usados para envolvê-los e a nova/sb criou a campanha “Break the Tobacco Net”. O principal desafio foi criar e desenvolver uma campanha que ultrapassasse as barreiras socioculturais, de maneira que fosse compreendida por bilhões de pessoas de mais de 200 países.

Lançando mão, por exemplo, de ferramentas e veículos semelhantes ao que a própria indústria do tabaco utiliza em suas estratégias, a campanha da nova/sb para a OMS atuou no mesmo campo do adversário. Desenvolveu uma estratégia composta de internet, marketing de guerrilha, marketing viral, além dos veículos tradicionais. Um videoclipe criado, produzido e ambientado no Brasil e estrelado por brasileiros foi uma peça fundamental na abordagem direta ao jovem. Numa casa noturna de São Paulo, atores brasileiros interpretaram uma música que misturava rap e rhythm’n’blues para mostrar as tentativas de sedução feitas pela indústria do tabaco ao jovem. Num mesmo dia a campanha foi veiculada em mais de 200 países e chegou a mais de 1,5 bilhão de pessoas.

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