Smart buyers: pesquisa revela o novo perfil de consumidores

 

Em ano de crise, o brasileiro teve que rebolar para manter as contas em dia. E ocelular, que já deixou há tempos de ser apenas um telefone, agora serviu também como estratégia para pesquisar preços e promoções. Foi o que apontou o índice popsynergy, estudo da agência nova/sb para medir popularidade. No Brasil, os cariocas (35%) foram os que mais usaram o celular para diminuir gastos, ficando acima da média nacional (31%). Para estudar o perfil do consumidor brasileiro no ano passado, a nova/sb contratou a Ilumeo, que ouviu quase 7.500 pessoas, de todas as regiões do país, entre novembro de 2014 e novembro de 2015.

Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E oconsumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise. Ou seja, ninguém quer abrir mão de ter um smartphone e o utilizá-lo como estratégia de economia. Há ainda perfil de brasileiros que optou por atrasar contas de consumo como luz, água e manter o celular em dia para não perder oportunidades de ofertas”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da agência nova/sb e autor do livro ‘Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor’.

 

CELULAR COMO ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE GASTOS

Os estados que mais utilizaram este recurso em 2015

 

Rio – 35%

SP – 34%

PR, GO, SC – 32%

BRASIL – 31%

DF, BA – 31%

PE – 30%

MG – 29%

RS – 23%

 

Consumo presente no ranking dos assuntos mais populares de 2015 – Em uma segunda pesquisa, com resultado complementar, a nova/sb conseguiu definir os 18 assuntos mais populares do Brasil em 2015. O brasileiro também se interessou por assuntos que estão diretamente relacionados a estratégias de consumo: compras de mês (4o.), pontos/milhas (5o.), comércio por dispositivos móveis (6o.), comparadores de preços (8o.) e crédito em banco (14o.).

 

RANKING POPSYNERGY

ASSUNTOS MAIS POPULARES DE 2015

1. Whatsapp

2. Economia de Água

3. Aplicativo de táxi

4. Waze

5. Compras de Mês

6. Pontos / milhas

7. Comércio por dispositivos móveis

8. Combate à Homofobia

9. Comparadores de Preços

10. Ciclofaixas

11. Faixas Exclusivas

12. Marcas Próprias

13. Educação Formal

14. Consumo de álcool por menores de idade

15. Crédito em Banco

16. Descriminalização da maconha

17. Ampliação de rodízio de carro

18. Pedágio urbano

 

Índice popsynergy – Criado pela agência nova/sb, mede popularidade de comportamentos, temas de opinião pública, causas, marcas, instituições, produtos e negócios. Foram dois anos de trabalho para desenvolver este índice, reunindo 22 especialistas de universidades do Brasil, Reino Unido, Portugal e Espanha. Nesta pesquisa para medir o perfil do consumidor foram entrevistadas mais de 2.800 pessoas (além de grupos focais) de todas as regiões do Brasil, com idades entre 18 e 67 anos, entre novembro de 2014 e novembro de 2015.

“Em parceria com uma equipe de acadêmicos internacionais e o instituto Ilumeo, criamos uma metodologia de direcionamento de marketing. Estes achados através de estatísticas conferem um caráter científico, e não mais empírico ou intuitivo, para a tomada de decisões. Agora os números demonstram para a gente como pensam os brasileiros e quais são as tendências”, explica Sérgio Silva, diretor da nova/sb e também professor de graduação e pós-graduação na FAAP e ESPM, em São Paulo.