Pesquisa + 100

Quando todos falavam da nova classe média e o país registrava as primeiras turbulências, a nova/sb fez uma pesquisa com um approach inédito para desvendar os meandros desse segmento da população. Durante três meses, a agência entregou R$100,00 para  31 famílias, com o compromisso de que anotassem em diários como gastavam esse recurso. Essas pessoas foram monitoradas também com entrevistas e visitas nas casas das famílias e acompanhou os resultados de uma renda extra dentro dos seus orçamentos.

Foi um amplo estudo de casos, combinando aspectos quantitativos e qualitativos  que permitiu identificar padrões de comportamento e tendências (latentes e explicitas) de consumo e gerenciamento da renda familiar no âmbito da Classe C brasileira. ​ O Ibope foi o instituto contratado/parceiro nesta inovadora metodologia.

Como foi feita

A partir de um estudo de mídia foi elencado o perfil “Administradores do lar”, grupo de pessoas responsáveis por pelo menos 50% das compras no lar (não são necessariamente os de maior rendimento). O estudo inicialmente avaliou Homens e Mulheres 18 a 64 anos da classe C., com 4.500 entrevistas em 11 mercados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Nordeste​. A partir daí foi feito o painel (acompanhamento de amostra) com 31 homens e mulheres, de 18 a 60 anos, de domicílios Classe C e renda familiar entre R$ 1.000,00 e R$ 2.500,00, responsáveis pelas compras do domicílio. Os mercados escolhidos para o acompanhamento foram São Paulo e Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

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