Apresentação |
+ |
Nascemos diferentes.
A nova/sb surgiu voltada à comunicação de interesse público. Pensada para a promoção de campanhas e estratégias diferenciadas para o setor público, realizamos muito nessa década de trabalho.
Somos diferentes por ser a primeira agência de propaganda brasileira a criar campanhas internacionais para a Organização Mundial da Saúde. Diferentes por criarmos o Feirão da Caixa, formato de varejo que impacta toda a cadeia produtiva do setor imobiliário do país.
Diferentes por criarmos a primeira agência pop-up do Brasil, a nova/batata, instalada em uma das regiões mais movimentadas da cidade de São Paulo, que atendeu e orientou voluntariamente os comerciantes do Largo da Batata, trazendo resultados para esses pequenos empresários e um Ouro no Effie Awards para a nova/sb.
Diferentes por criarmos a primeira ação de comunicação baseada em neuromarketing no país, iniciativa que resultou em uma grande mobilização popular para a utilização da faixa de pedestres na cidade de São Paulo, outro Effie Awards por sua efetividade.
Diferentes porque, inspirados no que aprendemos, com ações de grande impacto para nossos clientes, inovamos mais uma vez, desenvolvendo uma metodologia de marketing exclusiva: o popsynergy®.
E, agora, diferentes por sermos a primeira agência de propaganda brasileira a elaborar um Programa de Integridade. Alinhado com as boas práticas e condutas e já de acordo com a legislação, o Programa de Integridade da nova/sb servirá para formalizar suas condutas, práticas, ações e valores, de acordo com os princípios que sempre defendeu.
O Programa de Integridade foi elaborado com a observância dos princípios e normas legais e regulamentares que disciplinam programas dessa natureza e a atuação das empresas, especialmente as agências de publicidade e propaganda.
É visível a preocupação de todos em incentivar e reiterar boas práticas de governança e conduta, bem como em coibir e reparar eventuais atos em desacordo com os princípios éticos e legais.
A nova/sb está ciente da responsabilidade que lhe cabe em reafirmar, dia após dia, os valores éticos e de probidade com os quais sempre trabalhou, bem como em estimular a adoção dessa prática por seus sócios, administradores, empregados, colaboradores, clientes, prestadores de serviços, enfim, todos aqueles que constroem conosco o ideal de ser diferentes.
Atento às necessidades de assegurar um eficiente controle e estímulo de boas práticas, o Guia de Compliance servirá como norte a promover ações de todos nós daqui em diante.
Nas próximas páginas, você encontrará orientações relacionadas a princípios ético e profissionais básicos e soluções de compliance para evitar e mitigar riscos empresariais, visando à proteção da nova/sb e de todos os seus colaboradores.
Este guia, entretanto, não pretende esgotar o assunto – é apenas mais uma ferramenta, entre várias, que a nova/sb isponibiliza aos seus diversos públicos, como o Código de Ética, políticas sobre temas importantes, treinamentos de ética profissional e ferramentas de comunicação entre os colaboradores e o compliance da nova/sb.
Esperamos que esses novos instrumentos sejam apenas uma forma mais clara de reafirmar os princípios e valores que sempre orientaram as ações da empresa e que todos se envolvam na sua concretização.
Com o intuito de disseminar seus valores, a nova/sb apresenta seu Guia de Compliance.
Este documento servirá de orientação a todos os que atuam em nosso nome para o cumprimento dos preceitos éticos e de integridade no dia a dia da empresa.
Contamos com você.
|
Missão e valores |
+ |
O Programa de Integridade da Nova/SB expressa o compromisso da empresa em conduzir seus negócios de maneira ética, sempre incentivando este valor no mercado de publicidade brasileiro.
A Nova/SB tem por princípios:
- Fomento à integridade no setor publicitário e nas relações com o Poder Público: a legislação deverá ser sempre observada e as condutas da agência devem servir de exemplo para todo o setor;
- Transparência: a Nova/SB preocupa-se em registrar e, sempre que possível, divulgar informações a respeito dos serviços prestados, dos contratos em que é parte e as informações relativas;
- Moralidade: o Programa de Integridade da Nova/SB contém regras e valores que transbordam a estrita observância da legislação, privilegiando, assim, a moralidade;
- Accountability na prestação dos seus serviços: o Código de Integridade tem abrangência ampla e instrumentos como o Canal de Comunicação, que permitem o controle da observância ao Código;
- Sustentabilidade e responsabilidade social em suas atividades: ao longo de sua história, a Nova/SB esteve envolvida em diversas iniciativas que promovem o meio-ambiente e outros temas de interesse público;
- Comunicação de interesse público: a Nova/SB é reconhecida como a primeira agência especializada na Comunicação de interesse público, atuando junto a entes governamentais e à Organização Mundial da Saúde;
- Assim, acreditamos que a publicidade é um vetor de transformação das pessoas e da sociedade e pode contribuir para a construção de um Brasil melhor e mais justo.
|
Agindo com integridade |
+ |
Todo o desempenho de atividades na nova/sb está condicionado à observância da legislação em vigor e à concordância em relação às regras e aos princípios estabelecidos neste Código de Ética.
A nova/sb espera dos seus colaboradores que ajam com padrões éticos no dia a dia da empresa, sempre respeitando as regras estabelecidas pelo Código de Ética. Mais do que isso, convidamos todos a compartilhar esses mesmos valores institucionais.
A promoção de um ambiente ético deve se iniciar com pequenas práticas dos colaboradores:
- Informar-se sobre as questões tratadas pelo Programa de Integridade, a começar pelas disposições deste Código de Ética e das demais políticas do Programa de Integridade.
- Informar-se a respeito das leis aplicáveis à área de atuação da nova/sb e tomar conhecimento das questões éticas pertinentes às atividades que desempenha pela e para a empresa.
- Manifestar-se no caso de haver preocupações ou dúvidas em relação ao comportamento no ambiente da empresa.
- Comunicar ao Comitê de Ética no caso de presenciar ou possuir alguma suspeita de violação às normas do Programa de Integridade.
- Atualizar-se periodicamente com a leitura das disposições do Programa de Integridade.
- Compreender que o envolvimento individual com o desenvolvimento de um ambiente
ético é parte de seu trabalho.
A Alta direção da nova/sb – sócios, administradores e diretores – reafirma os valores éticos aqui preconizados e se compromete com o efetivo cumprimento de todo o Programa de Integridade. Torne-se exemplo. Cada um de nós é responsável pelo exemplo que passa aos demais quando se trata de agir com integridade.
- Aja com lisura e retidão em todas as suas atividades.
- Apoie questionamentos e preocupações éticas levantados pelos colaboradores.
- Informe ao Comitê de Ética a respeito de reais ou potenciais violações ao Código de Ética, às políticas da empresa e à legislação brasileira.
Embora todos os colaboradores devam agir com ética, aqueles com função de direção e liderança têm maior responsabilidade frente ao cumprimento do Programa de Integridade. Desses, espera-se que atuem frente aos demais colaboradores, observando as seguintes orientações:
- Recompensando-se comportamentos que fomentem a integridade nas relações internas e externas da empresa.
- Criando-se um ambiente de trabalho aberto ao levantamento de questões éticas por parte dos colaboradores.
- Assegurando-se um ambiente favorável às manifestações dos colaboradores sem retaliação àqueles que se manifestam.
- Solicitando-se auxílio e informação ao Comitê de Ética na resolução de dúvidas sobre as regras do Código de Ética e a execução das políticas da nova/sb.
|
O Código de Integridade |
+ |
O Programa de Integridade é construído a partir das normas e procedimentos do nosso Código de Integridade.
A compreensão dos termos deste Código e o incentivo de suas práticas serão realizados por diversas ações, entre elas a realização de treinamentos periódicos conduzidos pelo gerente de Integridade, auxiliado pelo Comitê de Ética. Os treinamentos e ações de fixação dos valores éticos da nova/sb abordarão aspectos de todo o Programa de Integridade.
Para que tomem conhecimento dos seus termos será entregue cópia do Código de Integridade a todos os colaboradores, dos quais será exigida a assinatura do termo de Conhecimento e Adesão. O Código também ficará disponível no site da nova/sb.
Este Código será constantemente aprimorado, visando garantir a sua efetividade e, de modo geral, a efetividade do Programa de Integridade da nova/sb.
|
Comitê de Ética e Gerente de Integridade Corporativa |
+ |
O Comitê é responsável por esclarecer dúvidas na interpretação e aplicação do Código de Ética, receber denúncias e conduzir procedimentos, inclusive eventual apuração de desvio.
Caberá ao Comitê de Ética, entre outras atribuições:
- Estruturar os mecanismos e ferramentas de recebimento de comunicações de violação ética e tomar as providências em face de desrespeitos ao Código de Ética que o caso exija, inclusive o encaminhamento para outros setores ou pessoas responsáveis, respeitado sempre o contraditório e preservados o sigilo do comunicante e o dever de sigilo profissional perante os clientes da nova/sb.
- Dirimir dúvidas e solucionar os casos omissos que versem sobre as boas condutas exigidas dos integrantes da nova/sb, promovendo propostas de aditamentos às disposições deste Código sempre que necessário.
- Sugerir soluções e medidas preventivas para aprimorar e assegurar a efetividade da aplicação e eventuais revisões do disposto neste Código.
- Emitir normas, pareceres, diretrizes e orientações para a aplicação deste Código.
- Fomentar o conhecimento e o treinamento das pessoas abrangidas por este Código,
para a sua correta e fiel observância.
- Manter informações sobre a adoção e implementação de programas de compliance e integridade pelas empresas que realizam negócios com a nova/sb.
- Processar e instruir os procedimentos de investigação de supostas condutas contrárias ao disposto neste Código, por ofício ou mediante provocação.
- Agir para a pronta interrupção de irregularidades ou infrações detectadas e tomar providências para a remediação de danos gerados.
- Auxiliar o gerente de Integridade Corporativa a organizar o armazenamento de dados relativos aos contratos celebrados com a Administração Pública.
- Fixar, em casos específicos, obrigações adicionais às previstas neste Código.
As revisões e as atualizações periódicas deste Código de Ética ficarão a cargo do Comitê de Ética
e condicionadas à aprovação dos sócios da nova/sb .
O Comitê de Ética relatará semestralmente aos administradores da nova/sb suas atividades, procedimentos em andamento, atos e decisões expedidas.
Comitê de Ética é composto por:
- Gerente de Integridade Administrativa, contratado na forma do Contrato Social, que exercerá a presidência do Comitê de Ética.
- Dois membros titulares escolhidos entre os sócios e administradores da nova/sb.
- Dois membros suplentes, escolhidos na forma dos membros titulares.
- Um membro integrante da filial de Cuiabá.
- Um membro da filial do Rio de Janeiro.
- Dois membros da filial de Brasília.
Os membros suplentes serão convocados diante da impossibilidade eventual de comparecimento de um dos titulares ou quando a conduta de um deles for objeto de investigação em curso, hipótese na qual deverá se declarar impedido para esse procedimento específico.
Os membros lotados nas filiais atuarão, exclusivamente, na condução de procedimentos e diligências referentes à sua localidade, em auxílio aos membros titulares.
Exceto o gerente de Integridade, os demais membros exercem a função no Comitê de Ética pelo período de dois anos e são eleitos por meio de eleições promovidas pelos sócios da nova/sb .
Para fins de direcionamento e supervisão das funções do gerente de Integridade Corporativa, a Alta Direção da empresa declara sua participação e colaboração ao papel desempenhado pelo Comitê de Ética e pelo Gerente de Integridade da nova/sb.
Gerente de Integridade Administrativa - Otavio Venturini
Um membro escolhido entre os sócios e administradores da nova/sb - Oscar Kita
Um membro escolhido entre os empregados e colaboradores da nova/sb - Bia Pereira
Dois membros integrantes da filial de Brasília da nova/sb - Cristina Gutemberg e Ana Cristina Gonçalves
Um membro integrante da filial do Rio de Janeiro - Iara Barbizan
Um membro integrante da filial de Cuiabá - Célia Alves
|
Canais de comunicação |
+ |
O formulário eletrônico específico é o canal de comunicações prioritário para dúvidas, esclarecimentos, sugestões, consultas e relatos de violações ao Programa de Integridade.
O canal de comunicação será disponibilizado ao público externo e a todos os funcionários, sócios, administradores e colaboradores da nova/sb. A utilização do canal será amplamente divulgada e incentivada pelo Comitê de Ética.
Consultas e relatos de desvios éticos podem ser dirigidos por escrito ao Comitê de Ética por meio do formulário eletrônico.
A comunicação de violação ética pode ser feita pelo próprio colaborador infrator em autodenúncia. Nesse caso, a nova/sb celebrará com ele um acordo no procedimento ético, do qual deverá constar a descrição dos fatos, a indicação da participação de terceiros e suas contribuições e as medidas de reparação dos danos.
|
Preocupações éticas e comunicação de violação |
+ |
Preocupações e dúvidas com relação à integridade no âmbito profissional serão resolvidas mediante consulta ao Código de Integridade e às políticas que integram o Programa de Integridade da nova/sb. Restando incertezas quanto às normas éticas ou suas aplicações, o Comitê de Ética deverá ser consultado.
O colaborador tem a responsabilidade de levar ao conhecimento desse órgão eventual preocupação ou dúvida em relação às regras do Programa de Integridade ou suspeita de violação do Código de Ética ou de suas políticas específicas.
Caberá ao Comitê de Ética o recebimento de denúncias de atos que atentem contra o Programa de Integridade e as normas do Código de Integridade.
Comunicações sobre violações éticas deverão ser sempre formalizadas e por escrito, por meio digital. As comunicações serão sempre acompanhadas da identificação do comunicante, a qual será mantida em anonimato pelo Comitê, que guardará sigilo sobre o dado, salvo se apurado que a comunicação tenha sido motivada por má-fé.
Além do sigilo de sua identidade, é assegurada ao comunicante a proteção contra represálias em virtude da denúncia.
Recebida a comunicação de violação ética, o Comitê tomará as providências necessárias à apuração da veracidade e potencialidade da violação, sendo assegurada a prerrogativa de defesa. O procedimento de apuração ética está estabelecido no Código de Integridade.
Os sócios e administradores da nova/sb se comprometem a não interferir indevidamente na condução dos processos de investigação e a colaborar com o Comitê de Ética nas providências necessárias à apuração das denúncias de violações éticas.
|
Integridade no ambiente de trabalho |
+ |
O compromisso com a integridade engloba o respeito no ambiente de trabalho e no desempenho das atividades profissionais, de modo que a excelência dos serviços da nova/sb acompanhe o desenvolvimento individual de cada colaborador e o trabalho em equipe. Com vistas a essas finalidades, devem-se pôr em prática as seguintes condutas:
- Agir de maneira profissional em todas as atividades relacionadas ao trabalho. Isso inclui eventos e reuniões sociais fora das instalações da nova/sb.
- Assegurar-se de que as decisões que afetam os colaboradores sejam baseadas exclusivamente em fatores profissionais.
- Nunca destratar, verbal ou fisicamente, outras pessoas nem se comportar de maneira ofensiva ou intimidativa frente aos demais.
A nova/sb respeita a diversidade e aprecia as características únicas de seus colaboradores, entendendo que as particularidades pessoais desempenham um papel importante na criação de um ambiente de trabalho no qual todos possam se sentir valorizados e respeitados.
|
Conflito de interesses ![]() |
+ |
O conflito de interesses ocorre quando o colaborador se confronta com situações em que o interesse particular se contrapõe ao interesse da empresa ou passa a influir em suas decisões para com a empresa.
O Programa de Integridade da nova/sb recomenda que os interesses pessoais dos colaboradores não interfiram no desempenho profissional de suas atividades.
Para evitar as situações de conflito de interesses, devem ser observadas as seguintes recomendações:
- Não prestar serviços ou fornecer auxílio financeiro indevido a fornecedores, parceiros e concorrentes da nova/sb.
- Não aceitar de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes nenhum valor, presente ou vantagem vinculada a uma ação em função da sua atividade exercida na nova/sb.
- Não participar de eventos de mercado promovidos por fornecedores ou concorrentes sem o conhecimento e a autorização da Diretoria.
- Colaboradores que tenham parentesco com agentes públicos com poder decisório no âmbito de negócios da nova/sb deverão abster-se de participar das atividades relacionadas à contratação da empresa pelo órgão público ao qual pertença seu familiar.
Mesmo tomando todos os cuidados sabemos que situações de conflito de interesses podem ocorrer. Quando acontecer, ou quando houver dúvida sobre o fato ocorrido, o colaborador tem à sua disposição para consultas o Comitê de Ética, capitaneado pelo gerente de Integridade Corporativa, que poderá auxiliar na solução da situação.
A existência de um conflito de interesses, por si só, não constitui, necessariamente, violação ao Código de Integridade, desde que sua ocorrência seja prontamente informada.
|
Informações confidenciais ![]() |
+ |
As informações sobre a nova/sb, eus negócios, clientes, fornecedores, parceiros comerciais ou terceiros são confidenciais, consideradas recursos da empresa, e devem ser protegidas. Tais informações são classificadas como confidenciais sempre que não houver indicação clara de que a empresa divulgou publicamente os dados ou autorizou sua divulgação.
Na relação com o poder público, a publicidade inerente à contratação é garantida pelo órgão estatal contratante. De todo modo, todos os aspectos referentes à proposta a ser apresentada pela nova/sb constituem dados confidenciais.
Os dados pessoais dos colaboradores também são confidenciais, sendo obrigação da nova/sb mantê-los em segurança. Os colaboradores que desempenham funções com acesso a dados pessoais alheios devem prezar pela sua confidencialidade, devendo informar ao Comitê de Ética qualquer violação da privacidade dessas informações.
|
Preservação do patrimônio, recursos financeiros e registros contábeis |
+ |
O patrimônio da nova/sb corresponde aos bens físicos da empresa, tais como instalações, equipamentos e recursos financeiros.
É obrigação do colaborador utilizar adequadamente os materiais e promover o emprego correto do patrimônio que lhe for confiado.
Os colaboradores com responsabilidade sobre recursos financeiros devem zelar para que os registros contábeis reflitam de forma completa e precisa as transações da empresa, observando as normas contábeis vigentes e as seguintes recomendações:
- Garantir que os recursos financeiros sejam usados adequadamente para seu objetivo específico.
- Obter aprovação necessária antes de fazer uma despesa.
- Registrar devidamente todas as despesas.
- Examinar se as despesas enviadas a faturamento são relacionadas com os negócios realizados.
Os documentos fiscais deverão ser organizados em arquivos de mídia, com o intuito de auxiliar o controle e a investigação posterior.
O departamento de controladoria da nova/sb é responsável pelos controles internos que asseguram a elaboração e confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras da empresa.
Essas demonstrações serão sempre analisadas por auditores externos e poderão ser encaminhadas ao Comitê de Ética, mediante sua solicitação, na hipótese de dúvida.
O colaborador que tiver conhecimento da utilização inadequada do patrimônio da empresa ou de seus recursos financeiros deverá informar a circunstância ao gerente de Integridade.
|
Contribuições políticas |
+ |
A nova/sb não realizará contribuição para partidos políticos ou campanhas eleitorais.
Os sócios, administradores, empregados e colaboradores podem participar de atividades políticas, desde que não se utilizem de recursos da agência ou recebam reembolso desta para atividades políticas pessoais.
A restrição se aplica inclusive às contribuições a candidatos ou partidos políticos.
|
Interações com o governo |
+ |
A nova/sb mantém muitas relações com autoridades e funcionários públicos. No desenvolvimento dessas interações devem-se observar tanto a legislação brasileira quanto as disposições do Programa de Integridade da empresa.
Os colaboradores devem evitar condutas que possam ser entendidas como tentativa de influenciar decisões governamentais, suas autoridades ou funcionários. Por exemplo, nunca ofereça bens ou valores a agentes públicos, tendo em vista que este ato pode ser interpretado como suborno. Por outro lado, se uma autoridade ou funcionário público solicitar ou exigir algum benefício, informe o mais rápido possível o Comitê de Ética.
A nova/sb não oferecerá presentes, benefícios ou nenhuma outra forma de favorecimento, sobretudo a clientes que integrem a Administração Pública, ressalvada a oferta de brindes e de material promocional, integrante da política de comunicação institucional e divulgação da nova/sb.
Nos casos de despesas com material promocional oferecido a funcionários da Administração Pública, estas devem ser registradas e observarão os limites da legislação.
|